Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Amamentação gostosa = pega correta.

Posted by on nov 10, 2011 in Amamentação, Destaques, Gravidez, Maternidade, Saiba Mais, Saúde | Comentários

Amamentação gostosa = pega correta.

Com muita satisfação posso dizer que amamentar a Bruna foi muito prazeroso!

Não estou dizendo que as mamães que têm problemas como fissuras e bico rachado não curtem o momento, mas curtem sentindo dor, e isso não é tão legal.

O grande segredo de tudo é a “pega” correta do bebê.


Posicionando o bebê no colo

O bebê pode ser amamentado tradicionalmente no colo, invertido (com o corpo na lateral do corpo da mamãe) e sentado (não acho seguro deitado, por isso nem vou considerar a posição). Mais em BabyCenter.

      

Na posição tradicional no colo você deve posicioná-lo com a cabeça na dobra do seu cotovelo e barriga com barriga (e não de barriga para cima). Você pode utilizar um travesseiro ou a almofada de amamentação para dar esse apoio.

A Pega

O bebê deve abocanhar toda a aréola da mamãe, e não somente o bico, como pensamos. Para isso, você deve “pinçar” a aréola com o polegar na parte de cima e o indicador embaixo do seio. O restante da mão sustenta a mama.

Para que ele abra a boca, basta passar o mamilo entre o nariz e o lábio superior, e por instinto, como um passarinho, ele abrirá o “bico”.

Com o braço que “carrega” o bebê, você o puxa contra o corpo e literalmente ”enfia” o máximo da mama na boca do bebê, deixando livre o nariz do bebê.

Os lábios devem ficar como um peixinho, para fora. A foto abaixo ilustra bem, apesar dela estar com o dedo na boca! Rsrs

As imagens a seguir são do Hospital Santa Catarina (Fotos), e como aprendi com eles, acho mais do que justo divulgá-los. =D

   

Se precisar tirar o bebê do peito, coloque o dedinho no canto da boca dele, antes de tirar a mama. Eles sugam muito forte e se puxar pode machucar.

Minha experiência

A maior prova que tive sobre a pega correta foi ainda no hospital. No primeiro dia ela mamou super gostoso, não incomodou em nada, mas na segunda noite, ela estava muito preguiçosa e só queria dormir. Depois de tirar algumas peças de roupa dela e muita insistência, ela começou a mamar. Estava um pouco esquisito, dolorido, mas me conformei com aquilo pois ela já não mamava há quase 5 horas!!!

Bom, no dia seguinte entendi que o “esquisito” era errado. Ela havia mamado com a boca um pouco fechada, sugando somente o bico do peito e acabou ficando  roxinho, como nessa imagem que consegui. Essa é a famosa fissura. Minha médica me receitou a Lansinoh e as enfermeiras enfatizaram a importância da pega correta.

Confira na imagem a pega correta e a incorreta, respectivamente.

 

E aí, fácil ou díficil???

Como eu costumo comentar, no parto sofremos uma atualização de software e fazemos coisas que não sabia que seria capaz.

Deus nos dá sabedoria, com certeza.

;)

Bjinhos

Comentários

  1. Dra Carla disse:

    Parabéns pelas orientações Ana!! Vc e a Bru com certeza são mestras no assunto!!! Bjo grande, Tia Cá.