Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Descobrindo o sexo do bebê

Posted by on nov 25, 2011 in Destaques, Gravidez, Maternidade

Descobrindo o sexo do bebê

Oiiiiii pessoal!

Hoje vou dar uma dica para as mamães ansiosas e que não querem esperar as 12, 14, ou sabe-se lá quantas semanas para saber o sexo do bebê através do ultrasom.

Alguns médicos dão palpite sobre o sexo entre 12 e 14 semanas, no morfológico do primeiro trimestre, outros não falam enquanto não tem certeza.  E tem mais… você pode ir para o exame e o médico não conseguir ver… e ir de novo e de novo.

Conheço pessoas que descobriram o sexo do bebê com mais de 5 meses! Imaginaaaa, eu teria um troço! hahahaha

Minha irmã por exemplo soube com 13 semanas que a chance de ser menino era de 80%, mas só foi ter certezaaaa mesmo com 20 semanas. Mas mesmo assim, algumas pessoas preferem ver no ultrasom, acham mais especial, mais mágico…

Saiba que com apenas 8 semanas é possível descobrir o sexo do bebê através de um exame de sangue chamado Sexagem Fetal.

Como funciona?

É realizada uma coleta de sangue comum (como se fosse para qualquer exame) sem a necessidade do jejum.

A partir da oitava semana, há sangue fetal circulando na corrente sanguínea materna, e por isso esse exame é possível. Eles analisam o DNA e “buscam” sequências do cromossomo “Y”, presentes somente em pessoas do sexo masculino. Caso essas sequências de DNA específicas não sejam encontradas, é entendido que o sexo do bebê é feminino. Esse exame é feito através de técnicas de Biologia Molecular, e é super confiável.

Há algumas contra-indicações, por exemplo, se a mulher receber doação de sangue vindo de um homem. Antes da coleta é necessário preencher e assinar um documento no qual você afirma que está grávida (porque se qualquer mulher fizer mesmo não estando grávida, o resultado será de que o bebê é do sexo feminino, claro!) e que não recebeu doação de sangue por um período X. O coletador do laboratório é sempre uma mulher, para evitar qualquer dúvida quanto à contaminação da amostra (o que seria muito improvável, mas melhor assim).

No caso de gêmeos univitelinos, se houver presença do cromossomo Y, os 2 bebês são meninos, se não houver, os 2 bebês são meninas.

Na gravidez de gêmeos bivitelinos, onde há a presença do Y, não há como saber se somente um dos bebês é menino, ou se os dois.

P.S. Alguns médicos não indicam esse exame pois o primeiro trimestre é um período mais “delicado” e de maior risco de um aborto espontâneo, e isso acaba gerando maior expectativa nos futuros papais e na família toda. :(

Quanto custa?

Esse exame não é pago pela maioria dos convênios médicos, portanto se a futura mamãe quiser mesmo saber o sexo antes terá que desembolsar cerca de 300 reais.

Quando fiz custava quase 300 reais no Lavoisier, quase 400 no Delboni e 430 no Fleury. O Fleury é referência no ramo de exames laboratoriais, mas não estava a fim de pagar tanto. Entre Delboni e Lavoisier vocês sabem qual a diferença? Nenhuma. Ambos fazem parte do grupo DASA e os exames são analisados da mesma forma, na central em Alphaville. Acontece que um atende uma classe X e a outra Y, mas já que sai do nosso bolso né? Melhor economizar. Ah!! Sim! E parcelam em 5x!!!

SUPER RECOMENDO!!!


Alguém já ouviu falar no exame que determina o sexo através da urina? Pois é, também existe.
Pensei em deixar esse assunto para amanhã, mas o teste não “merece” um post só dele. Rsrs
Porquê não fazer?
O Intelligender é um exame de urina, que reage por cor a partir de 10 semanas e pode ser feito em casa. Seria prático e fácil se não houvessem vários relatos de que esse exame falha (inclusive minha comadre e amiga Tyara disse que um médico super contra-indica pois já teve várias pacientes com resultados errados). Triste não? A idéia é legal, ainda mais porque é mais acessível.
Nos EUA custa cerca de 28 Dólares e no Brasil vi de 150 a 200 Reais.
Infelizmente NÃO RECOMENDO.
E vocês, são super curiosas e ansiosas ou conseguem esperar numa boa e até preferem esperar e ver no ultrasom?

Amanhã conto sobre os “métodos alternativos” (Tabela Chinesa).
Você sabe como conta o tempo de gestação em semanas e meses? Veja aqui.
  • http://twitter.com/cavital Carol Vital Gomes

    Quando descobri que estava grávida, me falaram deste teste, mas aqui na minha cidade não faziam e o transtorno de ir fazer em outra não dava, já que nessa época tive uma ameaça de aborto, e me persuadiram a não fazer… mas em compe3nsação, ultrassom, foram vários fiz um com 11 semanas e o médico já garantiu ser menina, mas como fiquei na dúvida demorei mais alguns untrassons pra ficar segura…

  • http://twitter.com/cavital Carol Vital Gomes

    Quando descobri que estava grávida, me falaram deste teste, mas aqui na minha cidade não faziam e o transtorno de ir fazer em outra não dava, já que nessa época tive uma ameaça de aborto, e me persuadiram a não fazer… mas em compe3nsação, ultrassom, foram vários fiz um com 11 semanas e o médico já garantiu ser menina, mas como fiquei na dúvida demorei mais alguns untrassons pra ficar segura…

  • http://www.lookbebe.com.br Ana Luíza Martínez G. L. Masi

    Ahhh q bom q ele garantiu… muitos médicos sugerem, mas não garantem.;))
    Bjinhos e obrigada pelo comentário.