Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Descobrindo o sexo do bebê

Posted by on nov 25, 2011 in Destaques, Gravidez, Maternidade | Comentários

Descobrindo o sexo do bebê

Oiiiiii pessoal!

Hoje vou dar uma dica para as mamães ansiosas e que não querem esperar as 12, 14, ou sabe-se lá quantas semanas para saber o sexo do bebê através do ultrasom.

Alguns médicos dão palpite sobre o sexo entre 12 e 14 semanas, no morfológico do primeiro trimestre, outros não falam enquanto não tem certeza.  E tem mais… você pode ir para o exame e o médico não conseguir ver… e ir de novo e de novo.

Conheço pessoas que descobriram o sexo do bebê com mais de 5 meses! Imaginaaaa, eu teria um troço! hahahaha

Minha irmã por exemplo soube com 13 semanas que a chance de ser menino era de 80%, mas só foi ter certezaaaa mesmo com 20 semanas. Mas mesmo assim, algumas pessoas preferem ver no ultrasom, acham mais especial, mais mágico…

Saiba que com apenas 8 semanas é possível descobrir o sexo do bebê através de um exame de sangue chamado Sexagem Fetal.

Como funciona?

É realizada uma coleta de sangue comum (como se fosse para qualquer exame) sem a necessidade do jejum.

A partir da oitava semana, há sangue fetal circulando na corrente sanguínea materna, e por isso esse exame é possível. Eles analisam o DNA e “buscam” sequências do cromossomo “Y”, presentes somente em pessoas do sexo masculino. Caso essas sequências de DNA específicas não sejam encontradas, é entendido que o sexo do bebê é feminino. Esse exame é feito através de técnicas de Biologia Molecular, e é super confiável.

Há algumas contra-indicações, por exemplo, se a mulher receber doação de sangue vindo de um homem. Antes da coleta é necessário preencher e assinar um documento no qual você afirma que está grávida (porque se qualquer mulher fizer mesmo não estando grávida, o resultado será de que o bebê é do sexo feminino, claro!) e que não recebeu doação de sangue por um período X. O coletador do laboratório é sempre uma mulher, para evitar qualquer dúvida quanto à contaminação da amostra (o que seria muito improvável, mas melhor assim).

No caso de gêmeos univitelinos, se houver presença do cromossomo Y, os 2 bebês são meninos, se não houver, os 2 bebês são meninas.

Na gravidez de gêmeos bivitelinos, onde há a presença do Y, não há como saber se somente um dos bebês é menino, ou se os dois.

P.S. Alguns médicos não indicam esse exame pois o primeiro trimestre é um período mais “delicado” e de maior risco de um aborto espontâneo, e isso acaba gerando maior expectativa nos futuros papais e na família toda. :(

Quanto custa?

Esse exame não é pago pela maioria dos convênios médicos, portanto se a futura mamãe quiser mesmo saber o sexo antes terá que desembolsar cerca de 300 reais.

Quando fiz custava quase 300 reais no Lavoisier, quase 400 no Delboni e 430 no Fleury. O Fleury é referência no ramo de exames laboratoriais, mas não estava a fim de pagar tanto. Entre Delboni e Lavoisier vocês sabem qual a diferença? Nenhuma. Ambos fazem parte do grupo DASA e os exames são analisados da mesma forma, na central em Alphaville. Acontece que um atende uma classe X e a outra Y, mas já que sai do nosso bolso né? Melhor economizar. Ah!! Sim! E parcelam em 5x!!!

SUPER RECOMENDO!!!


Alguém já ouviu falar no exame que determina o sexo através da urina? Pois é, também existe.
Pensei em deixar esse assunto para amanhã, mas o teste não “merece” um post só dele. Rsrs
Porquê não fazer?
O Intelligender é um exame de urina, que reage por cor a partir de 10 semanas e pode ser feito em casa. Seria prático e fácil se não houvessem vários relatos de que esse exame falha (inclusive minha comadre e amiga Tyara disse que um médico super contra-indica pois já teve várias pacientes com resultados errados). Triste não? A idéia é legal, ainda mais porque é mais acessível.
Nos EUA custa cerca de 28 Dólares e no Brasil vi de 150 a 200 Reais.
Infelizmente NÃO RECOMENDO.
E vocês, são super curiosas e ansiosas ou conseguem esperar numa boa e até preferem esperar e ver no ultrasom?

Amanhã conto sobre os “métodos alternativos” (Tabela Chinesa).
Você sabe como conta o tempo de gestação em semanas e meses? Veja aqui.

Comentários

  1. Quando descobri que estava grávida, me falaram deste teste, mas aqui na minha cidade não faziam e o transtorno de ir fazer em outra não dava, já que nessa época tive uma ameaça de aborto, e me persuadiram a não fazer… mas em compe3nsação, ultrassom, foram vários fiz um com 11 semanas e o médico já garantiu ser menina, mas como fiquei na dúvida demorei mais alguns untrassons pra ficar segura…

  2. Quando descobri que estava grávida, me falaram deste teste, mas aqui na minha cidade não faziam e o transtorno de ir fazer em outra não dava, já que nessa época tive uma ameaça de aborto, e me persuadiram a não fazer… mas em compe3nsação, ultrassom, foram vários fiz um com 11 semanas e o médico já garantiu ser menina, mas como fiquei na dúvida demorei mais alguns untrassons pra ficar segura…

  3. Ahhh q bom q ele garantiu… muitos médicos sugerem, mas não garantem.;))
    Bjinhos e obrigada pelo comentário.