Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Bicos de mamadeira… 1, 2, 3, X… Como assim?!

Posted by on fev 27, 2012 in Acessórios, Alimentação, Destaques, Saiba Mais | Comentários

Bicos de mamadeira… 1, 2, 3, X… Como assim?!

Oiii.

Você já fez lista de chá de bebê ou já foi a uma loja comprar um presente seguindo uma dessas listas?

Bom, foi assim que eu descobri (antes da gravidez da Bruna) que existem diferentes tipos de bicos de mamadeira. Você sabia?

Adepta ou não ao uso da mamadeira, nunca é demais saber o que existe e porque, né?

A má fama da mamadeira se deve pelo uso incorreto da mesma… não gosto de medidas radicais (do tipo: nunca usar mamadeira). Acho que tudo tem que ser controlado e feito da forma indicada. É obvio que uma criança de 4 anos não deve tomar mamadeira, mas um bebê de 6 meses, ou que seja de 18 meses, qual o problema?
O problema está no uso contínuo, sem limites, com bicos que não são ortodônticos, com tamanhos inapropriados e em posição errada.

Existem furos adaptados a cada tipo de alimento, ou seja, diversos tamanhos de furos para diferentes consistências de alimentos. Escolha o tamanho certo de furo, para que o bebê realize adequada força muscular e movimentos corretos da língua, além de conseguir melhor coordenação entre as funções sucção – deglutição – respiração. ( ABC da Saúde )

Algumas marcas possuem bicos número 1 e 2, outras tem também o 3 ou maior. Cada marca de produto indica de uma forma o fluxo de cada bico e idade mínima recomendada.

Exemplos:

  • NUK
    Fase 1 – de 0 a 6 meses
    Fase 2 – Acima de 6 meses
    3? Não existe. A partir dos 18 meses eles recomendam o uso dos copinhos de treinamento.Para cada um desses tamanhos existem 3 furos de acordo com a viscosidade do líquido: Água e Chá, Leite e Líquidos engrossados. Para não confundirmos os bicos eles identificam o bico com os seguintes símbolos:
  • MAM
    Bicos número 1, 2, 3 e X.
    Cada bico possui uma idade mínima recomendada e tipo de fluxo: Lento, Médio, Rápido ou Extra Rápido ou Líquidos engrossados.



  • Avent
    Bico 1 furo – Fluxo para recém-nascido  – 0m+
    Bico 2 furos – Fluxo lento – 1m+
    Bico 3 furos – Fluxo médio – 3m+
    Bico 4 furos – Fluxo rápido – 6m+
    Bico Variflow – com fluxo variável – 3m+
  • Dr. Brown’s

Agora, se vocês me perguntarem se eu usei os bicos assim, certinho de acordo com idade e fluxo a resposta será: ‘Não’. Eu não entendia bem em que idade começava cada fase/bico, mas fazendo esse post aprendi bastante (vou colocar em prática na próxima! rsrs)

Não é tão difícil como parece, por exemplo: quando compramos as mamadeiras elas vêm “padrão” com o bico de leite; no caso da mamadeira pequena, o furo é pequeno. Reparem… quando compramos mamadeiras maiores, os bicos que acompanham as mesmas já são – geralmente – específicos para aquela fase, ou seja, com o furo maior (normalmente de fluxo médio).

 

Você já sabia???

 E vocês pais, dão mamadeira à seus filhos? E obedeceram certinho as fases e furos??

 

Bjossss

Comentários

  1. Rose Misceno disse:

    Luna não usou muito a mamadeira, ainda bem porque eu ia me perder lá no meio de tanta mamadeira! rs

    Beijão.

  2. Eu sabia que tinha tamanho para chupeta, mas para bico de mamadeira não sabia…. Bom, agora nem sei como faço pq joguei fora a caixa da mamadeira do Cuque… rs