Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Diário de uma gravidez: 16 semanas completas

Posted by on ago 1, 2012 in Alimentação, Cuidados com o Corpo, Desabafos e relatos, Destaques, Diário de uma gravidez, Gravidez, Saiba Mais | Comentários

Diário de uma gravidez: 16 semanas completas

Oiiiii queridosssss!!!

Hoje completo 16 semanas de gestação!!! Ou seja, estou no quarto mês.

Quem não sabe como é essa contagem da gravidez pode conferir o post Trimestres, Meses, Semanas… entenda como contar a gravidez.

Resfriado

Esse final de semana “peguei friagem” na varanda, apesar da minha mãe ficar falando q estava frio e que eu estava espirrando. Eu jurava que não estava frio, até que senti que estava mesmo e ela estava certa… E quando é que mãe está errada né??? Taurina teimosaaaa.

Troquei uns torpedos com o médico e como meus sintomas eram mais de rinite alérgica (coriza, espirros) ele me liberou tomar Allegra (Não o Allegra D!). Um só antes de dormir e já acordei bem melhor. Ainda estou com um pouco de coriza, mas nada que o tempo e muita água não resolvam, como comentei no post sobre resfriados na gravidez.

Sono

Continua o mesmo… Estou ficando mais cansada a noite, mas não durmo antes da meia-noite e não levanto depois das 9h e nem durmo de dia, então o sono está “normal”. Só mais cansada mesmo.

Fome e Alimentação

Graças à Deus a fome está mais “normal”. Nada absurdo como no comecinho.

Tento me alimentar de forma saudável no almoço e jantar nos dias úteis. Sempre como um prato de salada antes do almoço, mas não passo vontade e quando quero muiiito como doces. Nos finais de semana tenho “chutado o balde” e comendo pizza, churrasco, Mousse de maracujá, bolo de cenoura e até refrigerante, mas durante a semana não. ;)

Instestino

Estou há uns 10 dias sem Luftal e tamarine e o meu intestino estava travadoooo. Comprei o Flaxeed Oil que o médico havia me receitado na consulta e já melhorou! Recomendo. São cápsulas gelatinosas de óleo semente de linhaça dourada e evita que fique “ressecada”.

Corpo e Peso

A barriga já está bem maior. Consigo deixá-la com “cara” de barriga de 3 meses e de 6. Depende do quanto eu murcho ou estufo a barriga… kkkkkkk Mas o normal é o da foto abaixo, q tirei na segunda, quando estava um pouco mais resfriada. Já dá pra notar um volume extra. hehehe

O peso continua o mesmo do último post… algo em torno de 58,7 ou 59,0Kg.  Achei que havia engordado mais de 1,5Kg no último relato, mas era “engano”. Como comentei, o peso varia muito de acordo com  o horário que pesamos e se o intestino está funcionando regularmente ou não. E segunda-feira sempre estou mais pesada por causa dos excessos do final de semana. eheheh

 

 

Exercícios

Apesar de estar liberada só “consegui” descer pra malhar 3x. Duas delas na semana passada. Na sexta pedalei 21Km em 1h, sempre controlando a frequência cardíaca, ainda de modo tupiniquim, como contei no post Atividades físicas na gravidez e o uso do frequencímetro.


  

Desenvolvimento Fetal – BabyCenter

Seu bebê está mais ou menos do tamanho de uma goiaba grande (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas).

Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.
Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo — o cordão umbilical –, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe — ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar.

O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões.

Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos.

Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

BJOSSSS 

Comentários

  1. Ana Scharf disse:

    Ah Aninha, que post legal! Adorei saber como estás e como anda o desenvolvimento dessa gravidez.
    Beijos mil!
    :)