Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Diário de uma gravidez: 23 semanas de gestação e o US morfológico realizado!

Posted by on set 19, 2012 in Destaques, Diário de uma gravidez, Gravidez, Maternidade | Comentários

Diário de uma gravidez: 23 semanas de gestação e o US morfológico realizado!

Oiiiiii queridos!!!!!

Hoje completamos 23 semanas de gestação!!! Está realmente passando bem rápido… Faltam menos de 4 meses pra Clara chegar, já que a DPP (data prevista para o parto, contada 40 semanas a partir da DUM – data da última menstruação) é 16 de janeiro.

Fiz um post na semana passada, com 22 semanas, e um resumo sobre alimentação, atividades, e como estamos indo.

Há dois dias fizemos o ultrasom morfológico do segundo trimestre. Falei dele nesse post sobre a importância do ultrasom na gravidez e copio abaixo:

18 a 24 semanas – é realizado o exame morfológico do segundo trimestre, considerado o mais importante deles. Geralmente é feito com 20 semanas de gestação e leva cerca de 40 minutos. Ë verificado o coração e suas câmaras (para descartar cardiopatias congênitas), cérebro e órgãos digestivos. São feitas medidas da cabeça e fêmur do bebê para avaliar se o crescimento está dentro do esperado.

Também é muito importante determinar a localização da placenta. Se ela estiver “baixa”, conhecida como placenta prévia, haverá um acompanhamento e se persistir, a mamãe pode precisar de repouso.

Os resultados foram os melhores, graças à Deus. Lábio fechado, coração com as 4 câmaras separadinhas, fluxo sanguíneo normal, dedinhos das mãos contados, ossos, circunferência abdominal e cefálica ok. Colo uterino com medida dentro do esperado, quantidade de líquido amniótico normal.

US morfológico do segundo trimestre

Ela estava com o peso estimado de 442g no exame. Depois de todas as medidas, a idade gestacional estimada foi de 22 semanas, mas é normal variar em até 10 dias a diferença entre a idade gestacional pela DUM e pelo ultrasom.

A médica tentou váaaarias vezes ver ela no 3D, e ela ficava o tempo todo com os bracinhos na frente do rosto. Olha só:

Com os braços cruzados na frente do rosto! Queria se esconder!! rsrs

Mas, com muita insistência ela conseguiu algumas tirar algumas fotinhos!!

Minha pequena se deixou fotografar! ;)

Ela tem mexido bastante. No final de semana rola um rodízio de mãos da família na barriga pra sentir os chutinhos dela! heheh

Ela estava na posição “correta” pro nascimento, com a cabeça para baixo, mas é cedo e eles dão muiiiitas cambalhotas ainda.

Desenvolvimento Fetal – Babycenter

Seu bebê está pesando um pouco mais de meio quilo, com 29 centímetros de comprimento.

A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.

Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer.

Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebê teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado. Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.

Quanto a você, é bem provável que você esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando você escovar os dentes, e seu umbigo, que era “para dentro”, resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto.