Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Higiene e assaduras nos bebês… e o poder da maisena

Posted by on out 4, 2012 in Destaques, Rotina de mãe, Saiba Mais, Saúde | Comentários

Higiene e assaduras nos bebês… e o poder da maisena

Oiiiii gente!!!

Tudo bem???

Hoje vou falar um pouco da higiene nos bebês e da assadura.

PREVENÇÃO

É melhor prevenir do que remediar, certo? Mas por mais cuidado que você tenha, um dia seu bebê vai assar. Alguns alimentos mais ácidos podem provocar irritação e assadura mesmo que não demore muito a trocar a fralda.

Higiene

Nos cursos de gestante, eles ensinam que não é necessário passar a pomada a cada troca, pelo contrário, recomendam que só passe em caso de assadura. O que acontece na prática é um pouco diferente… a gente sempre passa. O importante é tirar toda a pomada com algodão umedecido com água a cada troca. A higiene adequada é fundamental.

Lenço umedecido sem perfume | Algodão

O algodão deve ser usado somente uma vez, e depois trocado por outro limpo. A limpeza deve ser feita da frente pra trás (cima para baixo, com o bebe deitado) e nunca o contrário.

Usei muitooo algodão de bolinha, mas ele é muito “gordinho” e acaba desperdiçando (ou dando trabalho pra dividir). Os de disco tem uma ‘área’ boa, mas acho que são menos macios. Prefiro os pacotes com algodão inteiro, e assim tiro a quantidade que quero na hora. Assim, a área dele também é maior e consigo limpar sem sujar as mãos. hehe

Algodão inteiro

Lenço umedecido

O lenço umedecido deve ser evitado, principalmente os que têm cheirinho, pois tem produtos que podem irritar a pele do bebê. Eu só usava em trocas de fraldas muitoooo sujas de cocô, principalmente na rua. Gosto de ter esse da imagem acima (Pampers Sensitive), pois não tem perfume e a chance de irritar é muito menor (só que não resolve o problema “cheiro”).

Em casa eu só usava lencinho com perfume se fosse lavar o bumbum do bebê em seguida, pra não gastar um monte de algodão e o bumbum continuar com cheiro de cocô. Rsrs

E NUNCA use lenço umedecido quando o bumbum estiver assado!

Fluido de limpeza

O Fluido de limpeza é bem cheiroso. Tenho o da Natura Mamãe e Bebê e uso para limpar com o algodão.

Lavando o bumbum na pia

Quem nunca???

É gente, depois de uma cerda “idade”, os cocôs não são só feios, são muito fedidos. Não tem troca de fralda de cocô que se livre de uma lavadinha. Para não continuar com aqueeeele cheiro, OU limpe com lencinho perfumado antes de lavar, OU lave de verdade, com água e sabão cheiroso! Não adianta “molhar” na pia pra tirar a sujeira e deixar o bumbum fedido, por favor! rsrs

Qual pomada para prevenção usar?

 Uso a Desitin Creamy que comprei nos EUA e SUPER recomendo. Um algodão molhado é suficiente para tirar toda a pomada, sem sofrimento e rende bastante. Aqui no Brasil já usei a Dermodex e a Bepantol Baby, que também são fáceis de limpar.

Pomadas para prevenção de assaduras. Recomendo: Desitin Creamy | Bepantol Baby

Das importadas, a Mustela também é ótima.  Das nacionais, dizem que aquela pomada super tradicional é mais melequenta, grudenta. Aqui em casa nunca usamos.

ASSOU, E AGORA?

O bebê assou?  Relaxa, “Acontece nas melhores famílias”. hehehe Claro que muitas vezes pode ser evitado, mas acontece.

A primeira vez que a Bru assou foi horrível… eu não sabia qual era o tamanho da minha culpa… acho que todas sentem isso né? Era somente cocô de leite, mas ficou bem vermelho.

E quando você toma todo o cuidado e quando busca o bebê na ecolinha encontra ele assado? Ahhhhh, nãoooo! Isso é terrível.

Bom, e ai? O que podemos fazer?

Qual pomada de tratamento usar?

A pediatra da Bru indicou a “Dermodex Tratamento” para a maioria das assaduras. Atenção, elas são diferentes… é a de tratamento, com nistatina. Já comprei a genérica e também recomendo. Essa pomada é mais rala, e também fácil de limpar.

Pomadas para tratamento de assaduras

Dependendo da assadura, a indicação pode ser outra. Quando tem bolinhas, tipo feridinhas, a pediatra indica a Cetrilan, que “seca” e cicatriza, com cetrimida. Essa é bem mais grossa e grudenta, mas nesses casos é necesssário. (Existem outros produtos da linha além da pomada: a loção e sabonete)

E a maisena?

É isso mesmo! Se sua mãe, sogra ou avó recomendaram o uso da maisena (amido de milho), escutem a voz da sabedoria! hehehe Elas dizem para colocar uma colher de maisena no banho do bebê para “acalmar” a pele. Para os bebês mais gordinhos e cheios de dobrinhas, essa dica é bem legal.

Você pode ter pomada importada e o que for, mas a tal da maisena é boa mesmo.

Quando ela começava a ficar com o bumbum vermelhinho, eu já passava a maisena (polvilhando mesmo, direto na pele). O mais “legal” é que dá a sensação de pele seca. Por cima eu ainda passava a pomada pra “segurar”, senão o xixi “lava” a pele e tira a maisena.

Uma amiga faz uma misturinha de maisena com azeite, mas eu nunca fiz.

Quando a assadura é mais grave, funciona também. Já usei em conjunto com a Cetrilan e a Dermodex Tratamento. É “porreta”!

Deixe o bumbum respirar.

Da primeira vez da Bru assou eu  acho que ainda estava de licença maternidade e fiz o seguinte:

  • Forrei o sofá com um tapete higiênico limpo do Steve, meu cachorro (aqueles absorventes grandes) CALMA!
  • Cobri com um lençol grosso ou “cueiro” dela, limpos e lavados somente com Ola;
  • Coloquei ela somente de blusa, sem fralda e sem calça deitada em cima.

Essa técnica não deve funcionar para os meninos por causa da “mangueirinha”, mas acho que dá pra adaptar e colocar uma calça.

Bom, cada vez que ela fazia xixi, eu trocava o lençol e tapetinho e limpava ela para que o xixi não irritasse a pele. Ajudou bastante!!

Quanto menos abafado ficar, melhor.

 

E ai meninas, vocês tem mais dicas?? Essas ajudaram???

 

Bjinhos!!!!!

 

 

Comentários

  1. Marina Breitahupt disse:

    Adorei o post Aninha!! Aqui em campinas é um calor danado … água gelada na bunda sempre!! rsrs Só sofremos com as danadas das assaduras no verãozão…veremos esse ano!! bjoos