Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Porque cai cabelo nos primeiros meses pós-parto?!

Posted by on mai 27, 2013 in Destaques, Gravidez, Saúde | Comentários

Porque cai cabelo nos primeiros meses pós-parto?!

Uma queixa muito comum das mães alguns meses após o parto é a queda de cabelos. Porque cai tanto cabelo após o parto e durante a amamentação? O que podemos fazer para impedir a queda?

O contrario do que muitos pensam, a queda de cabelo não tem nada a ver com a amamentação. 

A razão é que durante a gravidez o alto nível hormonal fez com que seus cabelos ficassem lindos, fortes e sedosos, mas depois que os hormônios começam a cair e voltam ao normal, os cabelos vão junto. Normalmente uma pessoa perde cerca de 100 fios por dia, e nessa fase pode chegar a 500. (Babycenter)

É como se estivesse acumulado durante todos os meses de gestação e agora cai muito mais. Mas não se preocupem pois a queda é homogênea, e não pode ficar nenhum “buraco” no cabelo. Se isso acontecer a causa provavelmente é outra, e deve-se procurar o médico especialista.

A única coisa que tem relação com a amamentação é que alguns tratamentos são contra-indicados nessa fase, mas a causa da queda é hormonal.

Quando ocorre?

Normalmente os hormônios voltam ao normal de 1 a 3 meses após o parto, mas aqui em casa a queda de cabelo grande messssssmo começou por volta do quarto mês. E pode se estender até o nono. Depende de cada pessoa.

foto 1-3

A hora que mais sai comigo é depois do banho. Uso um pente de madeira e às vezes as mãos mesmo para desembaraçar e tirar o máximo dos cabelos que estão caindo.

foto 2-3

Quantidade de cabelo que caiu após o banho. 4 meses pós-parto

Tratamento

Cada um  sabe o quanto isso incomoda e se consegue esperar ou não que essa queda grande se encerre, masssss para quem tem ($$) pra gastar, no blog da Lala Rudge, a Maria deu várias dicas de tratamentos. (Leia aqui)

Eu particularmente acho desnecessário. Uma hora a volta ao normal. Mas cada um sabe o tamanho do seu bolso, tempo e necessidades, néam??!!

Como amenizar

  • Não usar secador toda vez que lavar os cabelos
  • Manter uma alimentação saudável e você, bem nutrida.
  • Suplementos  alimentares (leia aqui)
  • Evitar química no cabelo
  • Evitar tabagismo

 

Bjossssss