Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Porque não “engrossar” a mamadeira do bebê?

Posted by on ago 21, 2013 in Alimentação, Destaques, Nutrição | Comentários

Porque não “engrossar” a mamadeira do bebê?

BOM DIA!!!

Vamos conhecer e entender do que são feitos os engrossantes mais utilizados na mamadeira das crianças???

Embora esses produtos sejam muito comercializados e indicados por alguns pediatras, tias, vovós e palpiteiros de plantão, como Nutricionista vou dar minha opinião contrária ao uso.

Vivemos um período de transição Nutricional, ou seja, hoje tratamos mais crianças com sobrepeso e obesidade do que crianças magras e isso se deve a maior acessibilidade aos produtos industrializados, maior poder de consumo e orientações erradas, associados ao sedentarismo da vida moderna.

Essa cadeia de efeitos negativos sobre a saúde na primeira infância se manifesta já nos primeiros dias de vida onde os médicos pediatras estimulam as mães a dar o complemento porque a criança não engordou as X gramas do gráfico.

A mãe que quer o melhor para seu filho, assim o faz, afinal o bebe tem que crescer exatamente igual a curva que o médico mostrou, ou mais.

Se ainda assim o pequeno não crescer conforme o médico disse que é normal, ai vem a bomba: engrossar a mamadeira!

As opções disponíveis não param de crescer. Latas, sachês individuais prontos pra usar na rua, no shopping, processos ultra modernos, sabor de frutas, sabor multi cereais, chocolate e ainda por cima, cheio de vitaminas.

Com isso bebe ganha peso e ainda dorme a noite toda. Sonho de todas as mamães, né???

Mas a que preço? A criança provavelmente vai engordar, mas não se alimenta de forma saudável!

As industrias alegam que os engrossantes são fonte de vitaminas e minerais, cálcio, e mais um monte de componentes adequados para a boa saúde, certo?

Mas ninguém destaca a quantidade de açucar presente na lata e muito menos informa que o produto pode causar obesidade e provocar alergias visto que o alimento contido ali, passou por processos químicos e a ele foram adicionados diversos componentes industrializados.

E as frutas, legumes e verduras não fornecem as vitaminas e minerais? Sim, e o melhor, sem o festival de açúcar, conservantes, aromatizantes e outros componentes que nunca ouvimos falar.

Veja a imagem abaixo: Foto dos engrossantes mais utilizados.

20130821-102300.jpg

Fonte: Muito Além do Peso

Alternativas para modificar o sabor do leite de maneira saudável e mais barata existem, por isso é importante conhecer o rótulo dos produtos e analisar de maneira crítica o que iremos oferecer as crianças, ok?!

Alguns exemplos deliciosos e nutritivos de complemento para o leite das crianças são as frutas. Elas oferecem vitaminas e minerais, além de treinarem o paladar dos pequenos para a veriedade de sabores, aromas e texturas de maneira natural e sem contribuir para o ganho de peso não saudável.

Opções como aveia, quinoa e gergelim também são aliados na hora de incrementar o leite e com excelente valor nutricional. Misturas de leite com fruta e aveia ficam deliciosas, que tal oferecer às crianças?

Coloque sua criatividade em ação e elabore o leitinho de todo dia com sabor e principalmente saúde!

Qualquer duvida…estou a disposição!

Você não assistiu ao documentário? Clique aqui e assista ao video no post da Aninha sobre o mesmo.

Beijos