5 comments

O SIU conhecido como DIU Mirena ou DIU hormonal ainda deixa muita gente com dúvida e por isso me comprometi a mostrar algumas etapas após a colocação dele. Nessa série de posts falo da colocação, reações, frequência de sangramento, efeitos colaterais e expectativas que tenho com o uso do Mirena. E hoje entra mais um tópico de interesse de vocês: libido sexual.

Coloquei o Mirena em 3/maio (como contei nesse post bem detalhado) em hospital (preferência da minha médica) porém sem anestesia. Foi super tranquilo e me adaptei bem.
Queria ter feito um post após 30 dias, mas o sangramento estava muito irregular e com intervalos curtos (até 3 dias), e por isso só fiz o post 45 dias após a colocação do DIU.

  • Sangramento – 2, 3 e 4 meses após a colocação do DIU Mirena

Depois desses primeiros 45 dias voltei a ter um escape (daqueles escuros) por mais ou menos 5 dias e na sequência 3 dias com sangramento bem vermelho. Quando tenho esse fluxo aumentado e vermelho uso o coletor menstrual (que aliás eu nunca tinha contado pra vocês mas é muito prático e salva! Posso contar mais em outro post)

No início de julho (2 meses após o DIU) tive um sangramento e notei (nas medidas da nutricionista) que estava com o baixo ventre um pouco mais inchado. Também comecei a fazer um tratamento de estética com ondas eletromagnéticas (contei aqui) e nos dias seguintes também tive um sangramento mais vermelho (nada que passasse de 3 dias) e vi que ainda não estava livre dos sangramentos.

Entre 3 e 4 meses os sangramentos vermelhos quase pararam, mas a borra escura muitas vezes aparecia no final do dia.

Hoje em dia (com 4 meses) não posso nem chamar de escape. Não acordo com o susto de estar com sangramento, não acontece na rua ou no meio do dia. É perfeitamente possível entre um banho e outro ou num intervalo de até 24h eu me lavar no banho e não precisar usar nem protetor diário. Muitas vezes no fim do dia aparece sim uma secreção amarronzada, mas acredito que com mais alguns meses ela desapareça.

Noto que o “sangramento”/secreção amarronzada aparece principalmente em dias que pratico atividade física e quando tenho relação sexual.

Atualização: após a publicação desse post tive outro sangramento vermelho no fim da tarde e somente depois de 3 dias percebi que era na mesma época do mês passado, quando fui na nutricionista kkkkk (sintomas: baixo ventre mais inchado e sangramento vermelho por alguns dias em pouquíssima quantidade).

  • Cólicas

Quase não tenho cólicas, mas quando sinto um pouco de dor na lombar (nas costas) igualzinha começo de menstruação “é batata”: Vem um sangramento mais avermelhado. Meu corpo avisa e já fico esperta.

  • Libido

Muitas pessoas perguntam sobre a libido, então antes de falar do DIU preciso falar de como sempre foi comigo.

A libido para muitas mulheres é um “problema”. Precisamos estar bem (de cabeça mesmo, psicológico) e sermos estimuladas. Nosso prazer e libido não é tão visual quanto o dos homens. Por isso desde quando eu era solteira e não tinha filhos, muitos fatores externos à relação atrapalhavam a minha libido (stress no trabalho, faculdade, estágio).

Como eu hoje vivo uma fase muito mais tranquila em relação ao trabalho do marido, a nossa casa, crianças e questões financeiras (depende do dia do mês hahaha), eu tenho mais libido do que quando tinha só uma filha ou nenhuma. Por isso acho difícil uma pessoa identificar o DIU  (ou até a maternidade) como o problema. Muitas questões podem interferir.

É preciso ter muita paciência nos primeiros 3 ou 4 meses. Eu não tinha vontade NENHUMA nos 2 primeiros meses, porque quando eu pensava em qualquer coisa, sangrava. (E isso é irritante). Não dava pra me “programar”, pra deixar rolar, porque quando eu via, estava com um mega sangramento ou com borra. Passavam 2 ou 3 dias do fim, e quando voltava a pensar que podia rolar no final de semana (quando estivéssemos menos cansados), descia de novo. Gente, não é possível ter libido assim. Esse começo é um *saco* mesmo, mas PASSA!

Hoje acho que já melhorou muitooooo e não interfere mais. Muito pelo contrário.

  • Efeitos a Longo Prazo

Conheço pessoas que utilizam o DIU e que não tem queixas e por outro lado conheço pessoas que são totalmente contra o uso de hormônios, seja ingerido, subcutâneo ou intra-uterino.

Eu optei por colocar e não tenho planos de tirar antes dos 5 anos. Não é uma coisa que eu vou levar para a vida toda e acho que todos tem que pensar nisso. Não é pra viver por 20-30 anos a base de hormônios sintéticos como acontecia antigamente.

Bom, espero ter ajudado!

Bjssss

Aninha

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade.
Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.