17 comments

A contagem da gravidez pode ser feita de diversas maneiras, mas hoje a mais utilizada é em semanas. Por que os médicos contam assim?

Contando em semanas, conseguimos saber exatamente o estágio da gestação e saber se o desenvolvimento embrionário/fetal está acontecendo conforme o esperado.

Por exemplo: uma gravidez de 2 meses pode ser uma tanto uma gravidez de 9 semanas como uma de quase 13 semanas. O “problema” é que com 9 semanas o feto mede cerca de 2,3cm e pesa cerca de 2 gramas e com 13 semanas, 8cm e 25 gramas; nesse período o embrião já passou a ser um feto, o coração já está todo formado e a genitália já está se diferenciando (sexo do bebê), ou seja, muita mudança e desenvolvimento para um feto que ainda não completou 3 meses.

Bom, então vamos entender a contagem. A gravidez é contada a partir da data da última menstruação (DUM), portanto, quando há a relação e fecundação, a contagem já é de 2 semanas. Passadas outras duas semanas, geralmente acontece o “atraso” na menstruação, e se descoberta rapidamente, a mamãe já está com mais de 4 semanas de gravidez. O ultrasom para confirmação da gravidez só é indicado a partir de 6-7 semanas de gestação, pois é quando os batimentos cardíacos se iniciam.


A gravidez dura cerca de 9 meses, 40 semanas ou 10 meses lunares. Como assim? O calendário lunar possui 28 dias, e o “nosso” calendário 30 ou 31 dias. Por isso não podemos considerar 1 mês de gestação = 4 semanas, muito menos 9 meses = 36 semanas. 3 meses de gestação são 14 semanas completas; 9 meses são mais de 39 semanas (acho que falam 40 pra arredondar!! kkk)

Esse período também pode ser dividido em trimestres (ai quanta coisa! hahaha) Passados os primeiros 3 meses (ou seja, 14 semanas) se inicia o segundo trimestre, e ao final de 27 semanas, se inicia o terceiro trimestre.

Fiz uma tabela “tupiniquim” para melhor visualização, porém a contagem em meses não é exata como parece.

Você não consegue comparar a contagem em semanas com a de meses? É facil, não compare. Se a data da ultima menstruação é 4 de fevereiro, hoje, 4 de outubro podemos considerar que está de 8 meses completos (ou 34 semanas e 4 dias). Por exemplo em 20 de julho estava de 5 meses e meio. Não tente relacionar a semana com o mês. É mais fácil contar os meses a partir da DUM (fev-outubro = 10-2 = 8).

Existem calculadoras online para descobrir a possível data da ovulação e a data prevista para o parto (DPP). São calculadas 40 semanas de gestação após a DUM, porém o nascimento pode ocorrer de 1 a 2 semanas antes ou depois dessa data.

A Bruna nasceu dia 06/11/2010 de cesariana com 39 semanas de gestação e exatos 9 meses da minha DUM (6/fev). A Clara, com 38 semanas e 6 dias, dia 08/01/2013, de Parto Normal (DUM 11/04/2012, DPP 16/01/2013).

Consultas: BrasilEscola BabyCenter

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.