Se você não conhece alguma mamãe “fresca” (uma forma carinhosa e diferente de chamar uma “recém-mamãe”), provavelmente não sabe que existem diversos tipos de protetores de seio.

A amamentação é tranquila para algumas pessoas mas para muitas é uma tarefa difícil e dolorosa, porém superada quando a mamãe pensa no bem-estar e benefícios que o leite materno trazem ao bebê. O fato é: amamentar é muito BOM e muito importante na criação do vínculo da mamãe com o bebê. Alimenta, acalma, acalenta.

Não posso falar de protetores de seio, sem antes falar da pomada mais utilizada: a famosa Lansinoh, amiga de todas as mamães. Seu uso pode ser iniciado antes do nascimento do bebê, também para preparar o mamilo. Ë uma pomada natural, densa, à base de lanolina e usada para tratar as fissuras dos mamilos. Ela deve ser passada somente no mamilo, não havendo necessidade de espalhar por toda a aréola. Outro ponto positivo é que não é necessário retirar a pomada antes do bebê mamar.

Essa pomada custa cerca de 12 Dólares nos EUA e 60 Reais no Brasil.

Bom, vou listar as conchas e protetores, na ordem de necessidade/uso.

Concha formadora de Mamilo

Para quem tem o mamilo invertido, plano ou curto, o médico obstetra provavelmente indicará o uso da concha  formadora de mamilo. O mesmo pode ser iniciado um mês antes do nascimento do bebê. Ele possui uma base rígida e um orifício central, promovendo a projeção do bico do seio. Funciona mesmo! Após o parto, a concha também pode ser utilizada para coletar o excesso de leite.

Marca nacional: Amamente (Custo médio: 30 reais)

Outras marcas:  Ameda (EUA: 16 Dólares)

OBS: a Doutora Carla, pediatra da Bru também indicou o Niplette, da Avent para correção de mamilos invertidos. Através de leves sucções, ele “puxa” o mamilo para fora. Confira o post sobre a preparação do seio para a amamentação.

Concha Anti-empedramento

Possui a base macia, de silicone. Também utilizada para coletar o excesso de leite, além de permitir que o bico do seio “respire” sem que mamilo fique em contato com o algodão do sutiã ou absorvente, pois às vezes o mesmo fica sensível devido à amamentação (e dói desgrudá-lo do tecido).

Marca nacional: Amamente (Custo médio: 40 reais)

Outras marcas: AventNUK (EUA: 16 Dólares ; Brasil: 65 reais)

Bico de Silicone

Auxilia a amamentação caso a mamãe esteja com o mamilo rachado ou com fissuras. Algumas amigas usaram esse bico intermediário continuamente para amamentar e não correr o risco de machucar.

Marca Nacional: Kuka (15 reais)

Outras Marcas: Avent (EUA: 7 Dólares; Brasil: 30 Reais)

Correção: Não é recomendado o uso de qualquer bico artificial pois pode atrapalhar a amamentação e causar um desmame precoce.

Absorvente descartável para Seio

Absorve o excesso de leite. Ideal para usar para dormir e sair. Super confortável. Usei muito mais do que as conchas.

Marca Nacional: AmamenteMAM.

Brasil: Johnson – caixa com 12 unidades, 7,50 Reais. MAM, caixa com 30 unidades, 23 Reais.

EUA: Avent, caixa com 100 unidades, 12 Dólares.

Usei cerca de 300 “pads”! Para quem puder viajar, vale muito a pena trazer de fora.

Consultas: Babies’R’Us , BuyBuyBabyAlôBebêBabyemCasa

Atenção: As fissuras e rachaduras geralmente ocorrem devido à “pega” errada do bebê no peito. Se estiver doendo ou machucando, algo está errado. (Post sobre a pega correta).

Beijinhos

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.