16 comments

Oiii pessoal!  Tudo bem???

A primeira vez que ouvi falar em controle de mamadas foi na casa de uma prima, Ru, que teve gêmeas. Ela tinha uma tabela para anotação das mamadas, banho, remédios, sono, etc e para ter um controle se cada bebê estava mamando bem.

Quando o bebê nasce, o principal motivo da ida ao pediatra todo mês é para acompanhar o ganho de peso e altura, certo? E qual a primeira pergunta que o médico faz? “Ele mama bem?”

Bom, eu não saberia responder essa pergunta se não tivesse anotado, mamada a mamada, o tempo. Assim fica mais fácil de você mesma avaliar se ele mama mais um peito que o outro ; se ele mama poucos minutos várias vezes ou uma mamada longa. 
Acho esse controle de mamadas muito importante, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê ou até a mamãe perceber como o bebê mama para informar ao pediatra. Ok, nem sempre a gente lembra e quando vai ver já está dando mamá e nem lembrou de anotar, mas o importante é o “geral”.

Quando a Bru nasceu eu tinha vários aplicativos no iPhone de bebês, anotações, mas nenhum deles tinha controle de mamada. Por isso fiz anotações bastante tupiniquins… Isso já foi assunto nosso, lembra @GordoGeek ? Nossos bebês tinham quase a mesma idade e a dificuldade era a mesma… os registros “manuais” das mamadas.

Eu anotava em qual seio ela mamava, hora de início e hora de final. Ao lado “calculava” o tempo de cada mamada. Em dias de febre e maiores cuidados, também anotava como uma agenda cada remédio e observação quanto à vômitos, febre e outros detalhes.

Aíiiiiii, tudo mudou! pra melhor! Na semana passada um seguidor do meu marido conheceu o blog e adorou. Aí o Yugi entrou em contato através do site para me indicar um aplicativo SUPER completo pra os cuidados do bebê que foi desenvolvido por colegas de design dele (Paulo.. Obrigada!), mas quem cuida de todo o conteúdo do aplicativo é o Dr. Marcus Renato do site Aleitamento.com

Quando baixei o app (free) e vi que ele tinha controle de mamadas fiquei tãaaaooooo felizzzz, que entrei em contato com os responsáveis para elogiar e pedir material sobre o app pra divulgar pra vocês.

Como podem ver, fiz testes de tempo de mamada:

Está abaixo o conteúdo do app que o Dr. Marcus Renato me enviou:

Mães e pais, principalmente os de primeira viagem, têm muitas dúvidas em relação ao seu recém-nascido, seu crescimento, desenvolvimento e sobre a melhor forma de nutri-lo com segurança.

Afinal, o que fazer quando o bebê chorar? Devo dar mamadeira? Chupeta? Somente leite do peito? E se não conseguir? Meu leite é “fraco”, o que faço? Como amamentar sem sentir dor? Como devo segurar o bebê?

Pensando nisso, desenvolvemos esse aplicativo para ajudar você, mãe ou pai, repleto de questionamentos, e fazer com que esse momento às vezes angustiante seja o mais gratificante de sua vida. Com ele você terá um guia seguro sobre AMAMENTAÇÃO, apresentando:

– DICAS PRECISAS para cada mês do seu bebê, desde a gestação até o seu segundo ano de vida;

– RESPOSTAS para suas dúvidas mais comuns;

– CRONÔMETRO para você controlar suas amamentações em cada seio, ou nos dois simultaneamente (em caso de gêmeos), com a possibilidade da gravação dos dados para se ter um histórico acurado;

– DIÁRIO, onde você pode fazer anotações sobre seu bebê, mantendo um registro dos momentos mais especiais que podem ser enviados por e-mail para o seu pediatra e/ou amigos;

– MAPA para localizar os estabelecimentos essenciais mais perto de você que deem suporte ao aleitamento materno, como os Bancos de Leite Humanos;

– CALENDÁRIO DE VACINAS atualizado, para que você tenha um controle fácil e rápido, fazendo com que as imunizações do seu filho não atrasem;

– NOTÍCIAS sobre amamentação vindas do site “aleitamento.com“, o maior portal do Brasil sobre o tema;

– e muitas outras informações.

Com a supervisão de um pediatra especialista em aleitamento, o aplicativo está aqui para estreitar e apoiar o princípio mais elementar da relação pai/mãe/filho: a amamentação.

 

Por enquanto o app Aleitamento só está disponível na App Store. Para baixar, clique no link ou imagem abaixo:

Caso a mamãe não tenha um iPhone/iPod/iPad pode fazer uma tabela comum e anotar o tempo de mamada do bebê. Qualquer forma de registro é válida e super importante.

No caso de gestação de múltiplos geralmente os pediatras já aconselham o uso dessas tabelas e fornecem um modelo.

Obs: Criei uma nova Categoria de posts “Aplicativos testados” pra divulgar pra vocês os apps que testo e indico tanto para gravidinhas, como para bebês e crianças.

Espero que gostem! Bjos

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.