2 comments

Oiiii meninas!!!!

Atendendo à pedidos de amigas e seguidoras do instagram, vou falar do que (e se) mudou na segunda gestação.

As perguntas foram muitas: Surgiram mais estrias? A pele ficou mais flácida? A barriga fica maior? Aparece mais cedo? Como é a recuperação?

Bom, resumindo muito a resposta seria que as mudanças não foram muitas. Mas como comentei no insta mais cedo, vou detalhar aqui.

Crescimento da Barriga

A barriga aparece mais cedo sim. A musculatura abdominal fica afrouxada depois da primeira gestação (mesmo que a recuperação seja ótima e aparentemente volte ao normal) e sendo assim, quando a barriga começa a crescer, é mais visível.

A barriga fica maior? Não achei… como falei, ela aparece antes, mas o tamanho da barriga tem mais a ver com o peso ganho e tamanho do bebê do que com a quantidade de gestações.

Estrias

Nessa gravidez “ganhei” 2 estrias novas na cintura, uma de cada lado. Mas não posso culpar a gestação e sim a falta de cuidados. Na primeira eu era mais regrada com o uso de cremes 2x ao dia e dessa vez, quando passava, era só 1x. São as mais aparentes. Antes eu só tinha na lateral de coxa/bumbum.

Estria na cintura... foto com 37 semanas
Estria na cintura… foto com 37 semanas

Além disso, como contei no post Diário de uma gravidez: 33 semanas completas , ganhei 3Kg em 5 semanas, ou seja, um ganho muito grande em pouco tempo. Acredito que esses 2 fatores sim, foram determinantes para o aparecimento dessas estrias.

Recuperação – Abdômem

Ainda vou falar de recuperação pós-parto em um próximo post na semana que vem, comparando Parto Cesáreo X Parto Normal, mas após 1 mês a diferença pra mim não tem a ver com o parto, mas à primeira/segunda gestação. Busquei uma foto do pós-parto da Bru e coloquei a mesma roupa hoje para comparar. Apesar de achar que voltei super bem e a balança indicar isso, a “pancinha” está um pouco maior dessa vez.

IMG_0010

No pós-parto eu uso Mustela Gel Reestruturador. De acordo com o site, o creme:

  • restaura a firmeza dos tecidosIMG_0009
  • tem propriedades de drenagem e diuréticas ajudando a remodelar a silhueta
  • contribui na restauração da qualidade da pele

Vou tentar malhar mais pesado o abdômem depois que parar de amamentar… por enquanto vai ficar assim.

Seios

Como já falei no post Para onde foram meus seios? depois de meses amamentando os seios não são os mesmos… murcham.

Depois de amamentar a Bru, eu emagreci muito trabalhando e perdi 6Kg. Vocês podem imaginar o “nada” que meus seios viraram, né?! Eu escolhi esperar “fechar a fábrica” para colocar silicone… se tiver coragem.

Cirurgias

Acho que toda mulher que se sente mal com o próprio corpo tem que fazer o procedimento que for preciso pra se sentir bem, mas conhecendo o “estrago” que sofreu (isso é modo de dizer!!! eu teria vários filhos se pudesse, pois minhas gestações foram tranquilas), ninguém vai querer ter filhos depois da recauchutagem né?! Por isso acho que tem que ter quantos filhos quiserem, e depois pensa em entrar na faca.

Acho que o que mais influencia as mudanças no corpo é:

  • Idade
  • Genética
  • Cuidados com o corpo e uso de cremes
  • Alimentação
  • Ganho de peso

Recomendação: Nessa gravidez engordei um quilo a menos do que na primeira. Acho legal não engordar mais do que a primeira gestação, pois o corpo já passou pela mudança até aquele ponto, e passando daquilo, o “estrago” tende a ser maior. Um fato que ajuda a não ganhar tanto peso na segunda é que a ansiedade não é tanta. Você já passou por isso, conhece a gravidez, o parto, e a expectativa é menor.

Masssss, a verdade é que cada gravidez é uma e cada mulher é de uma forma. O que todas nós podemos fazer igual? Se cuidar e torcer!!! 

Bjosssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade.
Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.