Quais as melhores fotos para tirar na maternidade? Quais clique não podem faltar? O que deve ser registrado no momento do nascimento em um hospital?

Acordei e fui logo verificar quais aplicativos tinham notificação pra mim, e lá estava o facebook.

Minha irmã me enviou um link que eu tinha que autorizar para aparecer na minha timeline. Era uma matéria online de uma revista que eu adoro, com o título: “10 fotos que você deve fazer na maternidade”. Abri.

A descrição da matéria é: “Conversamos com quatro profissionais especializados em fotografia infantil e de parto para saber quais registros você não pode deixar de fazer no dia do nascimento do seu bebê. Confira as dicas:”

1 – Comecei a ver por uma imagem da mulher sendo levada na maca para o centro obstétrico. Nada de autonomia, mas ok! Pode ter sido uma escolha consciente dela (ou necessidade) e ela estava super feliz e com certeza ansiosa pelo nascimento do seu bebê naquele que provavelmente foi o dia mais feliz da vida dela!

2- A primeira foto do bebê: nas mãos do médico! :-/

3 – A terceira é do bebê segurando o dedo (provavelmente do pai). Foofo!!

4 – A quarta: a emoção da família reunida pela primeira vez! O olhar da mãe com os olhos brilhando está incrível. Apesar de ter aquele monte de pano que deixa a mãe ser ver nada do que está acontecendo, provavelmente com o braço imobilizado, a foto é divina. 

5 – A família vendo o bebê através do vidro da sala de cirurgia . Tenho uma foto dessa tb, é uma delicia ver a emoção dos familiares. (Apesar da mãe ainda estar lá deitada e amarrada)

6 – O sorriso do bebê.  (Fofo demais. Ele parece não se importar com o fato de estar sozinho no berço)

7 – A foto do barrigão antes do nascimento

8 – A foto do bebê na balança

9 – A foto da enfermeira dando o primeiro banho

10 – A foto do relógio com data e hora do nascimento.

Ai eu pensei: são fotos lindas, é um momento único na vida dessa mãe e desse pai, mas como eles podem resumir um nascimento em 10 fotos no qual o bebê não tem contato direto com a mãe?!!!

Cadê o bebê pele com pele? Cadê o bebê sendo recebido pela mãe? Cadê o bebê sendo amamentado na primeira hora de vida? 

Apesar das dicas legais das fotos, achei de extrema irresponsabilidade resumir o nascimento a esses momentos.

Não estou falando de parto, entendam. Eu tive a primeira filha de cesárea e foi emocionante. Mas foi isso ai… Fotos dos procedimentos padrões do hospital. A segunda nasceu de normal. Ela veio logo pra mim, mas entre panos azuis do centro obstétrico, mas com muito mais registro e contato que a primeira, sem dúvida. Na terceira (estou grávida de 19 semanas) espero muito mais.

Há algum tempo eu acharia essa opinião um exagero, mas agora que sou muito mais informada e sim, empoderada, fico me questionando certas coisas que algumas pessoas não enxergam e devem achar que isso é “pegar no pé” ou “encher o saco” ou “ser xiita”.

Não! Não sou, mas cadê o respeito com as duas pessoas mais importantes desse dia? Cadê a autonomia dessa mãe?

Algumas pessoas acham a humanização do parto um exagero. Não é exagero. Quem são os protagonistas desse filme? O bebê e o médico ou o bebê e a mãe?

A cesárea poderia muito bem ser ilustrada na maioria das fotos, mas não pode ser só isso. Não pode soltar uma matéria voltada para as gestantes mostrando que esse é o normal, o padrão. Não é! Mostrem os dois lados, os 3, 4, 5 lados. Mostrem o contato, mostrem um parto mais respeitoso e humano e deixem com que elas escolham o que elas querem pra si, mas não venham resumir as fotos da maternidade nessas 10 fotos, por favor!

Senhores “especialistas em fotografia infantil e de PARTO”, vocês estão muito mal informados.

Redação, que tal pesquisar mais e pensar no impacto de uma matéria na vida da gestante?

Pessoal, desculpe o desabafo, mas precisamos abrir os olhos de quem não vê.

Mulheres, se informem, se empoderem. Não esperem somente isso do parto e do nascimento, ele pode ser muito mais. 

Segue abaixo fotos de nascimentos em maternidade do instagram que conheci ontem, @ParindoComRespeito, da obstetra Mariana Simões.

Gestantes e nascimentos em maternidade
Gestantes e nascimentos em maternidade

Bjosss

Atualização mai/2016: Vejam fotos do nascimento da minha terceira filha aqui e o relato de parto aqui.

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (5), Clara (3) e Alice (1). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.