Uma das datas mais importantes do Cristianismo (e uma das mais complicadas de explicar para as crianças) é a Páscoa. Primeiro, porque não tem um dia fixo, e todo ano cai em uma data. Segundo porque essa data se baseia na lua. Mas uma coisa todo mundo sabe: celebramos a Ressurreição de Cristo.

Quando é a Páscoa?

A Páscoa é comemorada no 1º domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hem. Sul). Ela acontece sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A tradição dos Ovos Coloridos

Soube através de duas pessoas ligadas à escolas e pedagogia Waldorf (A Barbara @umamaedasarabias e a Ana Paula Caldas) sobre a tradição de se fazer ovos pintados à mão e esse ano eu quis tentar. Sem pesquisar muito e sem muita fidelidade à técnica original. Vocês podem conferir abaixo:

Somente depois de feito, fui pesquisar exatamente o porque desses ovos pintados, e foi aí que vi que a proposta antroposófica das escolas Waldorf explica exatamente com base na história o porque. Cito abaixo parte do texto do site Portal da Família:

As pêssankas (ou Pysanka) são ovos coloridos inteiramente a mão pelos ucranianos, entregues na páscoa sob os cumprimentos “Hréstos Voskrés” (Cristo ressuscitou) e “Voístenu Voskrés” (Em verdade ressuscitou).

Esta arte tradicional dos ucranianos, vem de alguns milhares de anos atrás, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo ela se adaptou e passou a simbolizar a Páscoa, ou seja, a Ressurreição de Cristo e uma promessa de vida eterna.

Em 988, a Ucrânia passou a adotar o cristianismo como religião oficial, mas o povo manteve a tradição das festas da primavera. A solução que o clero encontrou foi incorporar essa manifestação cultural na tradição cristã. Passou então a utilizar-se símbolos cristãos nos desenhos e a antiga festa da primavera tornou-se a Páscoa Cristã, já que ambas eram celebradas aproximadamente na mesma época do ano.

A palavra Pêssanka (ou Pysanka, ou pessaty), de origem eslava, é derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. O colorido da sobreposição das cores e a riqueza dos detalhes pintados à mão, fazem das pêssankas muito mais do que simples presentes, pois é um símbolo de respeito e expressam sentimentos e desejos conforme os desenhos que cada ovo recebe. Eles são mantidos em casa, de ano para ano, como decoração e como proteção contra o mal.

Mas e o ovos de chocolate?

De acordo com o site Significados, existem algumas teorias sobre o surgimento da tradição de ovos de chocolate: 1) que no século XVIII eles teriam sido inventados por confeiteiros franceses; 2) que ficaram populares no século XIX após a revolução Industrial na Inglaterra. O fato é que foi criado pelo comércio.

E o coelho da Páscoa?

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas e é símbolo da esperança na renovação da vida. Representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

Para as crianças, recomendo sempre esse vídeo:

Espero que tenha ajudado!! Bjossss

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.