Farra na cozinha é com a Bruna e a Clara. Se puderem quebrar uns ovos, misturar, fazer massa e colocar pra crescer, pra elas é perfeito. Dessa vez as mini-chefs vestiram seus aventais e toques (aquele chapéu de chef) e me ajudaram a preparar um pão sem glúten (aliás sem farinha nenhuma) super leve e fácil de fazer.

A cozinha sempre foi, na minha família, um lugar de reunião e de matar as saudades, seja na hora de preparar massa caseira para o almoço de domingo ou de bolos, roscas, tortas ou pão cheio. Ahhh, o pão cheio da vovó… Só coisa boa né?

Mas como muitos de vocês sabem, tenho tentado diminuir o consumo de pães. Geralmente não temos farinhas substitutas ao trigo (como farinha de arroz, quinoa, aveia ou amêndoas) e com isso fica difícil pensar em uma alternativa fora do convencional. Não foi o que aconteceu dessa vez. Num dia comum, uma receita de pão sem glúten e bem leve, com ingredientes básicos e pouquíssimo carboidrato, caiu no meu colo e não tive como não testar – com algumas alterações, como a inserção da chia, para deixá-lo mais funcional. Tenho certeza que você tem a maioria dos ingredientes em casa. Olha só como é fácil:

Pão de Nuvem

pao funcional po royal

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de creme de ricota light (ou queijo cottage ou cream cheese) – aprox. 90g
  • 1/2 colher de chá de pó Royal (fermento)
  • 1 colher de sopa de Chia

Modo de Preparo do Pão Nuvem:

  • Separe as claras das gemasclaras em neve gemas pao nuvem

 

  • Bata as claras em neve com o fermento Royal
  • Misture as gemas com o creme de ricota ou queijo cremoso de preferência até obter uma mistura homogênea e tempere com sal de ervas (ou temperos de preferência) a gosto.
  • Pré-Aqueça o forno a 150 graus e forre as assadeiras com papel manteiga.pao nuvem po royal
  • Misture o creme de gemas à clara em neve com cuidado com uma espátula. A chia pode ser adicionada agora na mistura ou ser salpicada por cima do pãozinho.
  • Com uma colher, deposite a massa no papel manteiga em bolinhas ou montinhos.
  • Asse por 15 minutos. Não retire imediatamente para não murchar muito rápido, mas lembre-se: É um pão nuvem: ele é fofinho, macio e derrete na boca.

 

Ele é tão levinho e “murchinho” que temos que tomar cuidado pra não comer a fornada de uma vez. Na próxima vou dar uma abusada e caprichar no queijo parmesão! hmmmmmmm…

E ai, gostaram? A Clara AMOU! Dá uma conferida no vídeo no meu instagram:

 

Bjssss

#DoceMensagem

Esse post recebeu o incentivo de uma empresa que acredito no LookBebê e na qual confiamos.

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade.
Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.