Vamos voltar à época de escola quando na aula de Biologia aprendemos sobre o ciclo menstrual, ovulação e fertilidade?? Teoricamente num ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre no meio do ciclo, no 14º dia, certo?! Mas não é tão simples assim.

A sobrevivência do esperma varia mais, entre 3 a 5 dias, então os dias antes da ovulação e o dia da ovulação em si são seus dias mais férteis – quando é mais provável que engravide.

O período fértil normalmente é de 5 dias e você pode calcular o seu com a nossa CALCULADORA (clicando aqui).

Na ilustração abaixo podemos visualizar o Ciclo Menstrual completo tanto do ponto de vista hormonal, como de tecidos e temperatura corporal. O aumento da temperatura corporal não é mito, só não é a única forma e nem a mais segura de saber se você está de fato ovulando, principalmente quando quer evitar uma gravidez.

veja23-biologia2
Fonte: Revista Escola – Ilustração: ROBLES/PINGADO

O problema é que muitas mulheres não tem o ciclo regular e não ovulam exatamente nessa fase, e por isso os testes de ovulação podem ser uma excelente alternativa.

Como Funciona o Teste de Ovulação ou Fertilidade?

Nos 2 dias mais férteis do ciclo há um aumento muito grande na concentração de LH (hormônio luteinizante) no sangue e esse aumento pode ser detectado também na urina, e assim como teste de gravidez é encontrado nas farmácias.

O Teste Confirme Fertilidade, vem com 5 tiras e na Bula tem as orientações necessárias (Custa em torno de 45 reais). Como nosso corpo já possui LH normalmente mas em menor concentração, a fita sempre vai detectar a presença do hormônio. De 24 a 48 horas antes da ovulação a concentração do hormônio fica muiiiitas vezes maior, e na fita de teste essa diferença é notada comparando a cor das faixas do teste e do controle.

Screen Shot 2013-05-13 at 10.17.32

confirme_fertilidade_baixa

Já o Teste Digital da Clearblue, possui 10 unidades e custa em torno de 90 reais. Ele detecta o aumento do LH, mostrando uma carinha feliz somente quando você está de fato no período indicado.

Quando o resultado é a tira escura como a do controle do Teste de fertilidade, ou a carinha feliz no teste digital, indica que a concentração de LH está maior e provavelmente a mulher vai ovular no dia seguinte ou no máximo em 2 dias.

Em outro post falarei mais sobre o controle de temperatura basal.

Fonte: Bula – NetFarma | Orientações – FarmaDelivery | Onofre

Imagem: ShutterStock

Boa Sorte!!!!!

Bjosss

*Postado originalmente em 13 de maio de 2013 – Revisado e atualizado 13 de fev de 2017

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (5), Clara (3) e Alice (1). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.