2 comments

 

É necessário preparar o mamilo ainda durante a gravidez?  Hoje os especialistas dizem que não é necessária essa preparação, mas penso que sem excessos não tem porque não fazer algumas dessas coisinhas.

As recomendações antigamente eram:

    • Esfolar o bico do seio com o auxílio de uma bucha vegetal ou secá-lo mais firmemente com uma toalha;
    • Passar limão e deixar secar (ou secar com o secador) antes de colocar o sutiã. (a acidez do suco do limão provoca uma cicatrização, fazendo com que o bico fique mais resistente.)
    • Tomar sol no bicho do seio, por cerca de 10 minutos, evitando o sol entre 10h  e 16h.
      Para quem tem bicos invertidos, planos ou curtos, o preparo ainda na gravidez é fundamental.
    • Massagear o bico do seio (a técnica de Hoffman é própria para quem possui bicos invertidos, planos ou curtos: Posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora.)
    • Usar a concha preparadora de mamilo (ver post sobre as conchas)
  • Atualização: 10/nov
    OBS: a Doutora Carla, pediatra da Bru também indicou o Niplette, da Avent para correção de mamilos invertidos. Através de leves sucções, ele “puxa” o mamilo para fora. A Lansinoh tem também o 

  •  


Meu caso

Sei de algumas amigas que sofreram com o bico rachado, dolorido, mas graças à Deus não aconteceu comigo. Não precisei de limão, secador e nem tomei sol no mamilo, mas sim, eu sequei o bico com a toalha algumas vezes e usei a concha formadora de bico pois eles eram curtos e além disso, por recomendação da minha médica, comecei a utilizar a pomada Lansinoh ainda no último mês de gestação. Prevenir nunca é demais. rsrs

 

O que não fazer: no segundo dia no hospital inventei de “limpar” o bico do seio com algodão umedecido, e o bico ficou superrrr sensível. A médica disse que eu estava tirando a proteção natural, que era o próprio leite. Parei imediatamente.

Outra coisa, já falada no post sobre o cremes anti-estrias: NUNCA passar cremes hidratantes no mamilo, somente envolta, no seio.

O melhor é espalhar o próprio leite por todo o mamilo  após a mamada. Quando o bico está sensível, a pomada é muito bem-vinda.

 

Bom, o fato é que as mudanças hormonais já contribuem para que o mamilo fique mais resistente, mas o principal é que a pega” do bebê seja correta

 

Consultas: BabyCenter  Exercitando Saúde Dr. Celso Eduardo Olivier Amigas da Amamentação GAAME

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade.
Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.