2 comments

Se você precisa de organização e não sabe por onde começar, chega junto. Aqui não é o lugar certo, nem o mais organizado, mas tenho umas coisas pra compartilhar com você. Ferramentas existem aos montes, o que falta é você descobrir qual é a melhor pra você. 
Quem está acostumado com isso comprou sua agenda personalizada uns 2 meses antes de acabar o ano. Mas tem gente por ai que, assim como eu, até quer e tenta, mas não se acertou ainda, e vive entre rascunhos de papel, anotações nas notas do celular e alarmes no calendário. Tudo ao mesmo tempo, sem sincronizar.

Então, vamos falar de algumas ferramentas de organização e gerenciamento de tempo e tarefas?
Planner / Bullet Journal

Antes de gastar imprimindo planners pro ano todo, se pergunte: Eu vou usar? Eu tenho um local de trabalho onde eu sento e verifico todas as minhas pendências? Eu  “preciso” de papel pra riscar e rabiscar pra me organizar?

Se a resposta for SIM, clica AQUI e confere os planners (diários, semanais, mensais) que a Camila do Não me Mande Flores preparou.

Existem várias formas de fazer. Tem os de encadernar (espiral), os de fichário, os bullet journal (se você estiver preparado pra encarar uma forma HARD de ver como está o aproveitamento do seu dia, leia mais sobre ele AQUI.)

Quando li sobre o Bullet journal e vi essas ilustrações, pensei: cara, a pessoa que registra e analisa, deve ter um controle muito grande sobre a própria vida. Quando eu vou na médica e ela pergunta como é o meu sono eu nem sei responder! Imagina saber quantas horas assisti TV, fiz exercícios, quanto de água tomei, se eu tomei vitaminas ou não ou como estava o meu humor. Mas ao mesmo tempo me senti sufocada de ter que anotar tantas coisas. Pra quem não para como eu (leva filho, busca filho, vai no médico, na ginastica, NasParadaTudo, não sei se funciona bem. heheh

Se a resposta for NÃO (àquela pergunta se você tem uma estação de trabalho onde passa horas), você precisa pensar em outra ferramenta que funcione. Aplicativos no celular podem ser uma boa se você vive com ele pra cima e pra baixo, não desgruda e não esquece de carregar a bateria.

Algumas amigas blogueiras tem uma agenda mega completa da papelaria fina http://www.paperview.com.brPaperView, outras criaram e comercializaram seus próprios planners e bullet journals. Vale a pena pesquisar e ver “qual é a sua praia”.

A agenda da foto de destaque do post foi uma tentativa de utilizar uma mini agenda carregável pra todo canto (eu ando sem bolsa, só chaves e carteira), mas na verdade eu só rabisco quando estou trabalhando em uma estação de trabalho, então não foi tão útil. Ela é pequena, leve, e aberta é possível ver a semana toda e por isso eu havia gostado tanto! Gosto de ter uma visão geral do que tenho hoje e do que está por vir. Você encontra em qualquer papelaria e lojas tipo as Americanas.

Aplicativos

Sabe aquele aplicativo perfeito, que as pessoas sempre recomendam e é bem completo? O nome dele é Evernote (ver na app store). Eu conheço há tempos, dá pra compartilhar listas e pendências com outras pessoas, registrar fotos, notas, áudios, mas infelizmente ainda não tenho o hábito de usar. E fico brava comigo mesma por isso. Não sei se é o design dele que não me agrada, falta de cores, ou simplesmente porque não tenho o costume e preciso me forçar a usar. Uma das coisas mais sensacionais dele é a captura de documentos, cartões de visita através do reconhecimento pela câmera. Megaaaa prático, assim, pá-pum.

 

Se você é como eu e acha que nada funciona, começa a testar e arriscar. Sem preguiça.

O Google tem o Google Keep (ver na App Store), que assim como o Evernote faz registro de notas, listas, audio, fotos. Você também acessa de qualquer lugar. O que mais gostei dele é que todas as notas ficam coloridas e expostas na tela, como um mural de post-it e você não precisa abrir abas para ver as listas. SIMPLES! Meu preferido no momento.

Já se a idéia é registrar o seu dia, entender sua rotina, saber quanto praticou de exercícios e bebeu água, se o sono afetou o seu humor, você pode utilizar um aplicativo “tipo” bullet Journal, onde você registra todas as suas a atividades, aí a partir de 2 dias você tem acesso a relatórios e pode otimizar seu tempo e atividades. Indo por esse caminho, descobri um aplicativo todo coloridinho (preciso de cores e uma interface agradável senão não funciona, não me encontro) chamado Optimized (Ver na App Store). Depois de mexer um pouco eu tive certeza que não serve pra mim. Abrir e cronometrar o tempo que gasto em cada coisa, como Instagram? Mas vale a pena conhecer e tentar. Tem milhares de opções de atividades para que você registre seu dia e veja em gráficos onde está o problema.

Enquanto eu trabalho, já penso na atividade da tarde e do dia seguinte, faço pagamentos e dou atenção para as crianças. Talvez seja esse o problema: fazer tudo ao mesmo tempo e não focar em nada.

Às vezes bate aquele desespero e não vejo resultados excelentes em nenhuma das atividades, sabe? Sinto que as coisas ficam medianas e por isso estou tentando me organizar melhor e focar no que precisa ser bem feito.

Espero que essas dicas e ferramentas ajudem vocês também.

bjoss

Aninha

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (5), Clara (3) e Alice (1). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.