Na hora de comprar seus produtos, você lê os rótulos? Você procura se informar sobre as práticas das empresas quanto à preocupação com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores?

De acordo com uma pesquisa recente, 97% dos brasileiros gostariam que os rótulos dos produtos fossem mais claros. Particularmente, sinto uma grande dificuldade em entender os ingredientes utilizados em muitos dos que compro. Com os alimentos é um pouco menos complicado, pois há alguns anos mudou a regulamentação para indicação de ingredientes transgênicos, orgânicos e alergênicos, então, é relativamente fácil identificar isso logo no rótulo, o que ajuda a decidir a compra. Mas e os demais itens, como os cosméticos e produtos de limpeza?

Há alguns anos, houve muita polêmica sobre o Quartenium-15, utilizado em formulações para bebês, e sobre o Bisfenol A, dos plásticos das mamadeiras e pratos. Por causa do alarde, hoje não encontramos esses elementos na maioria dos produtos. Acho muito importante que a indústria escute o consumidor e faça modificações para assegurar a segurança deles. E foi sobre isso que falei com a SC Johnson no Sustainable Brands 2017 em São Paulo, evento de marcas sustentáveis que buscam a melhoria contínua através do aprimoramento de processos de fabricação. Por que não criar um selo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social? Como comunicar para as mães e pais que os produtos estão sendo cuidadosamente revisados ao longo dos anos?

Estudei um pouco sobre o processo de escolha de ingredientes da SC Johnson e duas grandes mudanças comandadas pelo setor de sustentabilidade e inovação da empresa  me chamaram a atenção:

  1. GreenList

    Criada há 16 anos, a GreenList tem como objetivo garantir que os ingredientes utilizados na fabricação dos produtos sejam seguros para as famílias e o meio ambiente. Dessa forma, todos os ingredientes passam por um processo de 4 etapas e somente os aprovados vão para a GreenList.

    Veja como é o processo de avaliação e validação dos ingredientes:

    greenling 4 steps sc johnson ingredientes

    Veja também os resultados desse processo de melhoria ao longo de 16 anos em relação aos produtos químicos utilizados:

    melhora do processo de fabricacao produtos sustentabilidade

     
  2. WhatsInsideSCJohnson.com

    Com as melhorias dos ingredientes utilizados pela companhia na fabricação de produtos e embalagens ao longo dos anos, eles precisavam comunicar isso de forma clara para o consumidor e, em 2009, criaram nos EUA o site WhatsInsideSCJohnson.com, que hoje já está disponível para consulta em mais de 50 países. Nesse site você pode consultar CADA UM dos ingredientes utilizados nos produtos de todas as marcas da companhia.

    São elas:

    marcas SC Johnson

Após listarem todos os conservantes, corantes e fragrâncias utilizadas, nesse ano de 2017 eles criaram também uma lista de 368 potenciais alergênicos (de pele) e disponibilizaram para consulta. É ou não é um compromisso com a transparência? Espero que em breve todos tenham esse posicionamento de transparência e compromisso com o consumidor.

E por que estou contando isso? Por causa da pesquisa que contei no início do post, em 2018 o site estará disponível também para consulta no Brasil (em português, claro) e em toda a América Latina.

A SC Johnson é uma empresa familiar que se preocupa com o que oferece para todas as famílias e, por isso, tem se empenhado em construir essa relação de confiança e transparência com seus consumidores. Se você gostou desse post, compartilha para que mais pessoas fiquem por dentro dessa novidade.

Veja o vídeo abaixo da minha participação na Sustainable Brands.

Bjssss

Esse post foi patrocinado por uma empresa que acredita no Lookbebê e na qual confiamos.

 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade.
Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.