Oiiiii pessoal!!!

Quem me acompanha no instagram/facebook/twitter viu na semana passada que comecei os preparativos para a festa de Corujas da Bruna! Em novembro ela faz 2 anos!

Eu pensei nesse tema há alguns meses, quando vi uma foto de corujinhas no Instagram. Ainda não sabia bem o que ia fazer. Procurei diversas artesãs e muitas estavam cheias de encomendas durante todo o ano! Só poderiam aceitar encomendas pro ano que vem.
Bom, depois encontrei uma que aceitava, mas tivemos gastos extras nos últimos meses e não sabia mais se conseguiria fazer a festa.

Semana passada conversamos e resolvemos fazer uma festa pequena. Eu já estava louca pra fazer trabalhos manuais e sair um pouco do computador e facebook (rsrs), mas como estava sem “verba”, estava adiando um pouco. Bom, resolvido isso e com um investimento inicial baixíssimo, me empolguei e comecei. 

Vou detalhar aqui tudo o que foi pensado e como foi acontecendo.

Há muitos meses comecei a guardar as latas de leite da Bruna para o aniversário, mesmo não sabendo exatamente o que faria com elas. A princípio pensei em forrá-las com tecido, mas não sabia exatamente como fazer. Li que teria que colocar papel cartão por baixo para dar um acabamento melhor e não “marcar” as ondinhas da lata.

Saí no domingo, 9, de manhã para fazer umas compras e passei na porta da Kalunga. Não tive dúvidas. Entrei para bisbilhotar e ver se eu imaginava alguma coisa. Quando vi o papel cartão, me apaixonei pelo amarelo e comprei o pacote com 10 unidades (lá não vende avulso).

Chegando em casa mostrei pra minha sogra e comecei os trabalhos: medi as latas, cortei e fui forrando elas por fora. Uma dica: deixe o papel cartão cortado dentro da lata para pegar “forma”por algumas horas. É MUITO mais fácil depois na hora de colar.

Medidas e recortes no papel cartão para forrar as latas de leite em pó

Depois disso, minha sogra deu uma idéia: pegar um molde de corujas em formato de CD na internet, e assim faríamos as corujas para pendurar. Foi assim que achei o molde das corujas no Google Images , feito pela Priscila Cunha do Artes e Mimos. Gostei e achei bem legal, então resolvi que faria essa mesma coruja para as latas.

Molde e Inspiração que achei no Google

Como a ansiedade era ENORME, eu não poderia esperar que meu marido imprimisse o molde na segunda-feira, e eu mesmo comecei a desenhar  as partes da coruja, me baseando no desenho acima.

Para isso, usei o que tinha em casa.

Círculo

Como sugere o molde original, usei o CD. Para o disco menor (que só percebi que precisava de 2 tamanhos pras latas depois de horassss fazendo) usei a tampa da lata de leite. Também poderia ter feito a grande com a tampa da lata grande. 😉

Olhos – 3 tamanhos

Para o maior, no modelo “Horácio” (rsrs), usei essa tampa de mamadeira. kkkkk

Olhos feitos com tampa de mamadeira

Para os olhos médios, a parte de dentro do adaptador da bombinha de leite. Para o menor, um outro “treco” que achei, redondinho e pequeno. Olha a Bru toda concentrada me ajudando!!

Molde dos olhos pequenos… com a ajuda da Bru 😉

Bico

Um simples triângulo.

Barriga

Para a barriga, usei a hélice do patinho de banho da Bru, acredite! kkkkk

Hélice do patinho (rebatida, ou seja, espelhada) virou a barriga da coruja

Asas e  “testa”

Usei o próprio CD para que a curvatura não ficasse diferente.

Patinhas

Essa foi com o Polvo, outro brinquedo de banho da Bru. kkkkk

E até o polvo virou pata de coruja.

Depois do primeiro molde pronto, refiz todas as peças em tamanho menor para as latas pequenas.

Molde pronto em dois tamanhos

Bom, fui dormir tarde da noite e na segunda fui comprar mais papéis para variar as cores das corujas.

Como eu medi muito mal medido os primeiros recortes, resolvi colocar a coruja em um galho, e assim, esse cobre o “rodapé” da lata. A inspiração veio dessse molde, do site TV Aparecida.

Um galho para fazer o arremate na lata e, de quebra, “colocar” a coruja sobre.

Objetos que usei para o meu molde

Quem quiser, pode copiar essa imagem para molde. Tirei a foto com o fundo preto para ficar mais nítido.

Molde para Coruja de Papel Cartão, usando CD ou tampa de lata

Durante a semana trabalhei mais 3 dias no recorte e montagem das corujas, cerca de 6 a 12 horas por dia. Todas as corujas tem fundo vinho (para quem vê a lata de trás).

Desenho, recorte e montagem.

Refiz várias latas que foram forradas de amarelo (para variar nas cores) com azul e rosa.

Fui cortando cada item e separando os “kits” de coruja, para depois colar de uma só vez.

Para cada cor de lata, combinei a cor dos olhos grandes e variei as demais cores. Também mudei a posição dos olhinhos (pra dentro, pra baixo e pro lado) e asas (com o papel rosa dupla-face coloquei as asas abertas).

Corujas e latas prontas! Só falta comprar 1 lata pequena e aplicar a amarela que está faltando.

Também pensei em fazer uma árvore com fotos da Bru, e para isso usei os moldes dos 2 tamanhos de coruja, um dentro do outro. No círculo menor vou colar a foto e com a diferença dos tamanhos das latas, fiz as alças. Pode ser pendurado na porta depois. Montei cada um desses com 2 cores (Rosa de bolinha e azul escuro, azul piscina e laranja, pink e amarelo), alternando frente e verso, alça e disco.

Avisos de porta (futuramente com fotos)

Na planilha abaixo vocês podem verificar a quantidade de papel que comprei e o custo de cada item. Lembrando que ainda tenho bastante papel para produzir mais coisas.

Planilha de gastos até o momento

As latas ainda não estão 100%. Preciso recortar as florzinhas e folhas para os galhos das 18 latas.

Esse final de semana farei compras na 25 de Março e assim que produzir mais coisas, mostro pra vocês.

Bjos!!!!!!! 

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.